terça-feira, 27 de março de 2012

Pesquisa de Demanda - Cursos de Pós-Graduação

O Polo UAB de Camargo poderá oferecer novos cursos de Pós-Graduação, pela Universidade Federal de Pelotas, para o ano de 2012.

FUNDAMENTOS EM FISIOLOGIA HUMANA E FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA
Público-alvo: Professores de Educação Física, professores de Ciências Biológicas, Veterinários, Agrônomos e áreas afins.
Carga horária: 408 horas/aula
Duração: 18 meses (previsão de início em junho/2012 e término em dezembro/2013)
Módulos:
        Módulo I: Moodle; Metodologia Científica; Introdução a Fisiologia; Sistema Nervoso; Fisiologia Muscular; Fisiologia do Sangue; Sistema Digestório e Fundamentos e Fisiologia Comparada I.
        Módulo II: Sistema Endócrino; Sistema Cardiovascular; Fisiologia Renal; Sistema Respiratório; Fundamentos e Fisiologia Comparada II.
        Módulo III: Monografia.
Metodologia de Ensino: Estudo em livros e textos em arquivos eletrônicos e impressos, com material elaborado para o próprio curso em forma de fascículos por disciplina; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para comunicação entre os sujeitos e a disponibilização de textos em arquivos eletrônicos, bem como vídeos e videoconferências; Encontros presenciais e Sistema de acompanhamento por tutoria.
Processo Seletivo: Análise do curriculum vitae e do memorial descritivo de cada candidato.

PRODUÇÃO CULTURAL NA ESCOLA
Características: O curso será organizado por eixos temáticos, buscando compreender o Produtor Cultural como um ativista que dialoga tanto com os saberes artísticos, com a percepção das diversas manifestações do seu entorno e com a produção propriamente dita, a organização de espetáculos, a manutenção de grupos artísticos, a captação de recursos e patrocínios, além da elaboração de projetos culturais e realização de parcerias,considerando-se o fato de que as políticas culturais e educacionais se desenvolvem cada vez mais através de editais e projetos. Além da esfera educativa, o curso ampara-se numa concepção de "Economia da Cultura", onde o setor criativo associa-se a iniciativas de profissionalização, geração de emprego e renda. Sobre este aspecto, salientamos a liderança do Brasil na América Latina no que se refere às atividades da indústria criativa.
Público Alvo: Professores das redes municipais e estaduais de ensino, podendo ser ofertado para outros professores da Educação Básica, servidores escolares e interessados, portadores de diploma de Curso Superior.
Eixos a serem trabalhados:
1- Arte, Cultura e Sociedade;
2 - Ativismo, Culturas e Políticas Culturais;
3 - Linguagens Artísticas;
4 - Abordagens de Pesquisa Participante;
5 - Ferramentas de Mìdias e Tecnologia para a Produção Cultural;
6 - Produção de Espetáculos e Eventos.
Duração: aprox. 2 anos.
Requisitos: Portar diploma de Curso de Graduação; Ter noções básicas de informática, acesso à internet, uso de e-mail próprio; Ter disponibilidade de frequentar uma escola pública parceira semanalmente; Ter disponibilidade para participar de encontros quinzenais no polo; Ter disponibilidade para participar de encontros bimestrais na cidade de Pelotas; Apresentar Currículo Comprovado (obrigatório) e Portifólio Artístico (opcional).
Número de vagas: 15 vagas por polo
Número de polos: 3 polos UAB em fase de definição

ESPECIALIZAÇÃO EM REPRODUÇÃO DE AVES SELVAGENS

Público alvo: Alunos egressos dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, entre outros que atuam em ações conservacionistas da fauna silvestre.
Objetivo: O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais das áreas de ciências biológicas, agrárias ou afins com conhecimentos básicos sobre morfologia, fisiologia e manejo reprodutivo das aves selvagens.
Carga horária: 442 horas/aula, sendo 391 horas de créditos mais 51 horas referentes à elaboração do trabalho de Monografia, distribuídas em 18 meses.
Módulos:
      Módulo I (Básico) 225h, 9 disciplinas: Capacitação para o uso do Moodle; Metodologia científica; Origem e Evolução das Aves Selvagens; Classificação e Filogenia de Aves Selvagens; Ecologia Reprodutiva e Conservação de Aves Selvagens; Anatomia comparada Macroscópica do Sistema Reprodutor de Aves Selvagens; Fisiologia da Reprodução de Aves Selvagens - Machos; e Fisiologia da Reprodução de Aves Selvagens - Fêmeas.
      Módulo II (Avançado) 136h, 5 disciplinas: Manejo Reprodutivo de Aves Selvagens em Cativeiro; Biotécnicas de Reprodução Aplicadas a Aves Selvagens; Criopreservação de sêmen de Aves Selvagens; Sanidade de Aves Selvagens; e Educação Ambiental.
       Módulo III (de Especialização) 51h, 1 disciplina: Monografia.
Metodologia: Leitura em textos eletrônicos e livros de apoio ao estudo; Utilização de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para comunicação entre os sujeitos e a disponibilização de textos complementares em arquivos eletrônicos ou em linguagem HTML, bem como vídeos e videoconferências; Encontros presenciais; e Sistema de acompanhamento (tutoria).
Seleção: os alunos inscritos serão selecionados após publicação de edital de inscrição, onde serão analisados os currículos e os memoriais descritivos de cada candidato (este deve justificar os motivos pelos quais o candidato deseja realizar o curso); até o total de vagas de 270 alunos distribuídos nos polos onde será ofertado o curso.

                         ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DE EQUINOS

Público alvo: Médicos veterinários recém formados ou atuantes no mercado de trabalho, que busquem se especializar em medicina de equinos ou se atualizar dentro desta área.
Objetivo: Promover a capacitação e atualização técnica de médicos veterinários recém formados ou atuantes no mercado de trabalho para a área de medicina de equinos e suas derivações, como clínica médica, neonatologia, podologia, ortopedia, cirurgia e reprodução.


Interessados, enviar e-mail para polouabcamargo@hotmail.com informando Nome, E-mail, Telefone para contato, Área de Atuação (Ex. professor de Ciências) e Curso de interesse. Assim, poderemos informá-los quando das inscrições.

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